Cuide dos dentes

Alguém já te falou que se você não cuidar da sua saúde bucal o seu bebê pode sofrer as consequências? Não? Então preste atenção.

É muito importante ir ao dentista para uma limpeza geral antes de engravidar. A doença periodontal (inflamação que destrói o osso e outras estruturas de suporte do dente) pode levar ao aborto ou ao parto prematuro. Isso acontece porque a infecção nas suas gengivas será como um reservatório de bactérias prontas a navegar pela corrente sanguínea até o útero. E chegando lá, as bactérias podem provocar consequências desastrosas, como já falamos.

O detalhe é que durante a gravidez alguns procedimentos odontológicos são proibidos, pelo uso de medicamentos e pelo risco de provocar sequelas ao bebê. O raio-X bucal, por exemplo, para avaliar a extensão de um problema poderia atingir o feto.

É por isso que você, mulher, precisa pensar nisso antes mesmo de engravidar. Consulte um bom dentista e converse com ele sobre os seus planos. Ele saberá como cuidar de você e de seu futuro filho.

E DEPOIS

Já na gestação, os cuidados com os dentes devem ser mantidos e intensificados. É que todas as mudanças hormonais provocadas pela gravidez também afetam a boca e podem aumentar o risco de cáries e outras doenças. “O maior risco de cáries apresentado por mulheres grávidas pode ser explicado pelo aumento da acidez da cavidade oral, por uma maior ingestão de carboidratos, por um possível descuido com a higiene bucal e maior formação de placa bacteriana”, explica Marinella Holzhausen, professora de odontologia da Universidade de São Paulo (USP).

Os vômitos, que trazem o suco gástrico até a boca, também podem deixar sua boca mais exposta a perigos. E como a imunidade da mulher grávida naturalmente é menor, para que ela não rejeite o feto, fica aberta a porta para uma gengivite, por exemplo. E se a gengivite não for tratada adequadamente, poderá evoluir para uma periodontite – que pode aumentar a ocorrência de partos prematuros e o nascimento de bebês abaixo do peso.

Sim, falamos aqui de problemas graves e de consequências extremas. Não queremos te alarmar. Nosso objetivo é te informar de que isso tudo pode acontecer se você não se cuidar e não procurar um dentista. Mas você, certamente, vai marcar sua consulta já já, certo?

Escrito por Dra Luciana Herrero Ver todos os posts deste autor →

Esclarecimentos: 1- Esse blog não substitui as consultas de pediatria ou consultas médicas em geral. Tem como objetivo promover educação em saúde, favorecer o vínculo familiar e o estímulo a amamentação. 2- Dra. Luciana Herrero, apesar de possuir a formação em pediatria, não realiza atendimentos pediátricos. Trocou a clínica pela educação. Atua somente como educadora familiar, escritora e coordenadora da Aninhare (www.aninhare.com.br).